Qual valor pagar para comprar uma farmácia?

Durante o ano 2014, o blog abrirá espaço para comerciantes que querem compartilhar experiências sobre compra e venda de lojas e pontos comerciais em Curitiba.

Hoje a pergunta do dia é de “Danilo”.

Bom dia Michel! Excelente blog e de valiosa ajuda, pois estou interessado em uma farmácia já funcionando e sua ajuda seria de grande valor para uma decisão de negócio. Primeiro devo esclarecer que sou farmaceútico nesse estabelecimento, e o atual dono me fez uma proposta para comprar a farmácia.
O valor de compra que consta nessa proposta é de quatro vezes o faturamento mensal (em torno de R$ 75.000,00), ou que dá R$ 300.000,00. Esse valor me parece muito alto, bem maior que o valor do estoque mais mobiliário. Como se justifica um valor tão alto por um ponto comercial como esse?
Por ser o farmaceútico do estabelecimento, vejo que a clientela é boa e a localização ótima. Mas não tenho nenhuma noção das despesas operacionais e dos lucros. A minha intenção seria de pedir para o vendedor do ponto me mandar os demonstrativos financeiros (estão no escritório de contabilidade que ele contratou) para tentar avaliar qual seria o valor do ponto. Na realidade preciso de um verdadeiro estudo de viabilidade para descobrir qual valor pagar essa farmácia. Quero conhecer o valor justo a ser pago pelo ponto.
Qualquer dúvida posso entrar em contato com você? Desde já obrigado!

Bom dia Danilo, obrigado pelo contato. O fato de você ser farmaceútico no próprio estabelecimento que pretende comprar, é obviamente uma grande vantagem. Você já conhece o perfil das pessoas atendidas e a infraestrutura da farmácia, sabe como está evoluindo o bairro em termo de fluxo comercial, e até deve ter idéias sobre o que precisa ser melhorado no gerenciamentio da farmácia. Essa farmâcia que está pensando em adquirir já possui um certo tempo em funcionamento? Deve saber, já que trabalha dentro.

Para poder dimensionar de maneira realística o valor de um ponto comercial a venda, você deve começar fazendo a lista de todos os ítens incluidos na venda. Você me pergunta qual valor pagar para comprar uma farmácia, mas depende do que for incluido: mobiliário, equipamentos, estoque de produtos (medicamentos, perfumaria etc), banco de dados dos clientes fidelizados da farmácia, situação com a imobiliária quanto ao pagamento do aluguel. Estou falando aqui da compra do ponto comercial. Se você pretende comprar a empresa (CNPJ), você precisa também da contabilidade inteira, das certidões negativas ("nada consta") e da situação legal quanto aos impostos e processos judiciais (trabalhistas e CDC).

No caso de compra da empresa (CNPJ), é importante saber se o dono atual da farmácia vai fechar o CNPJ e você abrir uma empresa nova para assumir o ponto, ou se você vai entrar como sócio na empresa atual e ele sair. Esse detalhe tem forte impacto sobre o diagnóstico da empresa, que será necessário caso ele cede o CNPJ. As repercussões são grandes sobre a negociação que você irá iniciar com o cedente. Precisa ver se ele está aberto para abrir a contabilidade da farmácia e revelar o histórico de faturamento, a situação fiscal (impostos), o custo de compra da mercadoria vendida na farmácia, as despesas operacionais inclusive o pro-labore do administrador da empresa, e lógico o lucro mensal da farmácia.

Conhecendo o lucro mensal da farmácia, poderá estabelecer uma projeção financeira e calcular o VPL para saber em quanto tempo terá um retorno sobre o investimento. Em função do pro-labore que você pretende receber e do prazo que você espera para ter retorno financeiro, poderá definir qual valor pagar para comprar essa farmácia.

Agora passei para você conteúdo suficiente para simular o valor da farmácia que pretende adquirir. Quer tentar sozinho valorar economicamente esse estabelecimento, ou quer contratar uma consultoria minha para facilitar este trabalho? Ligue para mim para que a gente conversa e vê qual opção você irá escolher. Até logo! Abraços.

Você também quer fazer sua pergunta?

Estou novamente abrindo o espaço FAÇA SUA PERGUNTA! Basta clicar aqui e pre-encher o formulário anonimamente. Caso sua pergunta já tenha sido feita antes, talvez já haja uma resposta no espaço varejo. Você pode também enviar uma sugestão de postagem para mim, de repente eu escrevo mais um artigo que pode beneficiar a todos os lojistas que frequentam meu website.

Michel Campillo Michel Campillo, consultor empresarial
Tel: (41) 3015-0705   Cel: (41) 9947-7668
Email:
Redes sociais adicionar!

Ler outros artigos sobre varejo.

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato