Ser um Consultor de ERP. Como começar?

Você sabia que o mercado para consultores de negócios dedicados à implantação de sistemas de gestão (conhecidos como ERP - Enterprise Resource Planning) está aquecido?  E que, de acordo com IDC (International Data Corporation), atualmente o Brasil já sente a falta de aproximadamente 40 mil profissionais na área de Tecnologia da Informação e que nos próximos anos este número chegará a 117 mil profissionais?

Geralmente profissionais de outras áreas de atuação, tais como: contadores, matemáticos, engenheiros, administradores, economistas entre outros, tem muitas dúvidas se a carreira de consultor em ERP é apenas para profissionais com formação técnica, como analistas de sistemas e programadores. Acredite: não é não !

Profissionais de outras áreas podem se dar muito bem na área de TI. Existem  por exemplo, casos de economistas que são também programadores e recebem uma remuneração para isto que,  em muitos casos, ultrapassa a de seus colegas da faculdade. Outro exemplo é um biólogo especialista na arquitetura de soluções para implantação de software de gestão.  Os casos são muitos:  engenheiros, administradores, contadores e até psicólogas que já trabalham na área.

Mas o que devo fazer para ingressar nesta área tão promissora e fervendo de oportunidades ?

Primeiro: Muita força de vontade, claro, pois o caminho é possível, se houver dedicação. Dedicação pois a atividade de implantar sistemas ocorre de forma binária; ou implanta-se ou não, o meio termo de fato não existe. A implantação de sistemas exige comprometimento das pessoas envolvidas, onde  os consultores entram no projeto com uma missão, e,  “ missão dada, é missão cumprida”.

Segundo: Estar disposto a estudar; sim... estudar. Implantar sistemas exige que os profissionais sejam pessoas que gostem de estudar, tenham curiosidade, estejam abertas a novos aprendizados e experiências, pois a vivência em empresas diferentes, com processos e culturas corporativas diferentes, farão o consultor sair da sua zona de conforto e buscar entender e aprender novas coisas para fluir o projeto de implantação.

Terceiro: Entender e muito de "Processos". Antes de implantar um sistema de gestão é necessário entender o processo que será automatizado, e neste caso, é fundamental conhecer a regra de negócio envolvida.

É frequente o fato de que  muitos profissionais aprendem a implantar sistemas da forma mais difícil e demorada, que é aprendendo direto no sistema de gestão e não pelo processo. Quando você entende o que o ERP quer e pode fazer, fica muito mais fácil. E o que ele quer fazer é, nada mais nada menos que, informatizar processos. 

Se antes de sentar-se á frente do software a ser aprendido, seja da empresa A, B ou C , você se empenhasse em conhecer bem os processos, você aceleraria o aprendizado do sistema em alguns meses, e mais ainda, você aprenderia outros sistemas mais rapidamente, pois já dominaria o processo a ser implantado.

Você procura um profissional na área de sistemas de gestão ERP? Me adicione nas suas redes sociais e Solicite um Orçamento!

Agora... para você realmente ter sucesso nesta empreitada o mais importante não é necessariamente entender muito bem todos os processos da empresa, pois um bom consultor de ERP já os conhece minimamente. O caminho certeiro está em   "ser o especialista ", ou seja, especializar-se numa determinada área, seja Materiais, Logística, Manufatura, Contabilidade, Fiscal, RH ou Finanças, pois a atribuição de implantar softwares de gestão consiste não só em conhecer muito bem o processo, mas também em conhecer muito bem o sistema. Fica a reflexão sobre a paródia das habilidades do pato. O pato anda, nada e voa, entretanto, não é bom em nenhuma destas atividades. As oportunidades para consultores especialistas são maiores e as empresas já buscam desta forma.

Vivemos a maior parte do tempo no trabalho e sermos felizes nesta área da vida é fundamental para equilibrar todas as outras. E para quem já se decidiu entrar na área, eu digo: Vá fundo que vale a pena! E para quem está pensando eu digo: Está esperando o que?

Fonte: http://portalerp.com/blogsdoportal/entry/artigos/ser-um-consultor-de-erp-como-comecar

Escrito por Marcelo Sinhorini, diretor e co-fundador do Portal ERP

Publicado dia 01 de julho de 2015

Gostou da matéria? Venha ler outros artigos e compartilhe nas suas redes sociais:

Twitter Compartilhe no Twitter
Facebook Compartilhe no Facebook.
Linkedin Me procure no Linkedin.
Foursquare Também uso o Foursquare.
Slideshare Também uso o Slideshare.
Scribd Também uso o Scribd.

Permalink: 

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato