Saiba como encontrar um ponto comercial

Alguns especialistas acreditam que esse é um bom momento para aquisições ou compra de imóveis, cujos valores estão mais acessíveis. Se você concorda com eles, confira o que fazer.

Uma localização privilegiada pode ser responsável ou pelo menos o ponto de partida para o sucesso de um supermercado. Por ser um atributo que interfere diretamente no desempenho da loja, o varejista deve ter muito cuidado na hora de buscar um terreno, um prédio ou uma loja já montada. Guilherme Siriani, sócio-diretor da ba}STOCKLER, Reinaldo Gregori, diretor-geral da Cognatis e Tadeu Masano, presidente da Geografia de Mercado, todos especializados em analisar oportunidades, dão algumas dicas.

Potencial de vendas 1

Para Guilherme Siriani, o primeiro ponto a analisar é o potencial comercial da região. O supermercadista deve, por exemplo, checar se existem pólos de densidade e se a rua ou avenida apresenta trânsito constante de pessoas (a pé ou de carro). Isso dando atenção para a velocidade com que os consumidores transitam. “Esses fatores podem ser analisados com a contagem de fluxo, que deve ocorrer no mínimo durante uma semana, em horário comercial”, explica. E, em caso de redes, é importante cruzar estes dados com informações geradas pela relação entre “quantas pessoas trafegam no local (versus) quantas pessoas entram” nas lojas já existentes.

Potencial de vendas 2

A área de influência é outro ponto fundamental. Segundo Tadeu Masano, essa área é dada pela distância que as pessoas estão dispostas a percorrer, seja a pé ou de carro, até chegar ao local das compras. "Isso varia conforme o tipo de atividade do negócio. Os minimercados normalmente atraem clientes da vizinhança, que se locomovem à pé. Já os supermercados podem atrair consumidores mais distantes, que utilizarão automóvel", afirma. Considerada a área de influência, é possível calcular quantos domicílios existem na região e estimar gastos com alimentação por família/pessoa, determinando o potencial de vendas.

Encontrar um ponto comercial

Atenção ao formato da loja

Para um hipermercado, como explica Reinaldo Gregori, é importante que o local seja acessível à população de vários bairros. Esse tipo de loja existe para atender uma área de influência maior, em função do sortimento amplo e diversificado. É preciso ainda que o local tenha um custo do terreno menor, já que o formato utiliza mais espaço.

Estudo da concorrência

O varejista deve avaliar o volume de negócios já capturado pelas lojas locais. O potencial da área menos aquilo que já foi ocupado, é o que se convencionou chamar de vácuo (a sobra do mercado). “Quanto maior o vácuo, maior é a possibilidade de sucesso", afirma Masano. "Obviamente, quando o varejista se instala numa área, ele deve ocupar o vácuo, mas também 'roubar’ parcela do que é explorado pelos concorrentes", acrescenta.

De olho no retorno

Uma nova loja somente será bem sucedida se o lucro operacional gerado ao longo do tempo for grande o suficiente para compensar o investimento inicial. “Isso pode parecer óbvio, mas é importante que não escape do processo de análise”, afirma Gregori, da Cognatis

Condições do edifício

Quando se trata de compra de um prédio, é preciso observar se o imóvel se encontra em um bom estado de conservação – o que interfere diretamente na necessidade de pequenas ou grandes reformas. É necessário também checar a infraestrutura hidráulica, elétrica e tecnológica, além da área disponível para estacionamento.

Serviços públicos e privados

O supermercadista deve saber se a região oferece uma boa entrega de energia elétrica, essencial para manutenção dos sistemas e equipamentos congelados e refrigerados, além de telecomunicação, cada vez mais essencial para relacionamento com fornecedores e prestação de serviços a clientes.

Documentação

Segundo Siriani, é crucial que o imóvel esteja totalmente regularizado do ponto de vista legal e avaliar se o contrato de aluguel ou de compra não apresenta fragilidades que possam gerar riscos.

Transporte público

A disponibilidade de transporte público é outro ponto a se considerar. A boa oferta desse serviço facilita a vida de funcionários e o acesso de clientes.

Fonte: http://www.sm.com.br/detalhe-blog-de-dicas/como-encontrar-um-ponto-comercial

Escrito por Brunna Castro

Publicado dia 18 de janeiro de 2016

Gostou da matéria? Venha ler outros artigos e compartilhe nas suas redes sociais:

Twitter Compartilhe no Twitter
Facebook Compartilhe no Facebook.
Linkedin Me procure no Linkedin.
Foursquare Também uso o Foursquare.
Slideshare Também uso o Slideshare.
Scribd Também uso o Scribd.

Permalink: 

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato