Perda de alcance dos posts orgânicos no Facebook

A perda do alcance orgânico das publicações no Facebook (limitando o número de seguidores que recebe as atualizações) já é realidade desde dezembro de 2013. Fala-se que as mudanças iniciaram em 2012, quando o Facebook limitou a abrangência em 16% do total de fãs de uma página. O mercado comenta que para marcas possuindo mais de 500 mil likes, o índice caiu para 1% a 2%.

Facebook é um incrível canal de contato entre as marcas e o consumidor. Só que hoje para manter a eficiência no Facebook, as marcas precisam pagar. Esse caminho é sem volta: daqui para frente será sempre mais caro para as marcas aparecerem na Linha do tempo das pessoas.

Financeiramente essa postura do Facebook afeta mais as pequenas empresas, que não tinham previsto orçamento para compartilhar conteúdos com seus seguidores. Para quem trabalha com marketing de varejo, é um problema.

Pelo que vi, as agências estão reagindo criando várias fanpages pelos seus clientes, cada fanpage focada em um público-alvo diferente, para gannhar eficiência. Segundo, as agências estão criando aplicativos! Aí que entra a gamificação: ja que o target recebe muito menos atualizações, a idéia é atraí-lo na fanpage da marca atravês de game (entre outras coisas). Terceira, as agências buscam novas redes sociais para não ficar totalmente na mão do Facebook (boa essa!).

Publicado dia 09 de abril de 2014

Gostou da matéria? Venha ler outros artigos e compartilhe nas suas redes sociais:

Twitter Compartilhe no Twitter
Facebook Compartilhe no Facebook.
Linkedin Me procure no Linkedin.
Foursquare Também uso o Foursquare.
Slideshare Também uso o Slideshare.
Scribd Também uso o Scribd.

Permalink: 

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato