Software gratuito

Se você chegou até essa página, é que está procurando algum sistema de gestão de ponto de venda gratuito. Bem-vindo no meu site, sou consultor de gestão e ajudo os comerciantes e lojistas a travar a dificil batalha de conquistar e reter Clientes! Pelas palavras-chave que o levaram até aqui, imagino que você é um comerciante (loja, restaurante, oficina, atendimento) atras de soluções de gestão pelo seu estabelecimento. Chegou no lugar certo, estou aqui para lhe ajudar a encontrar e implementar essa ferramenta.

Da sua presença aqui, eu deduzo que você entendeu a necessidade de implementar um sistema para gerenciar seu ponto de venda (PDV). Percebeu que está na hora de aposentar seu caderno / lápis e começar a entrar no século XXI. Maravilha! Esse grande passo pela frente lhe trará vantagens consequentes no dia-a-dia do seu comércio. Queria apenas ressaltar uma pequena parte que chamou minha atenção: sistema de PDV gratuito. Grátis? Caramba! Existe isso no difícil mundo do comércio? Vamos là.

Como dizia o Prêmio Nobel de economia Milton Friedman, "There ain't no such thing as a free lunch" ("Não existe essa coisa de almoço grátis"). As ferramentas consideradas gratuitas que podem ser encontradas na Internet não servem para o comerciante. Aqueles softwares que podem ser baixados gratuitamente em sites de download foram concebidos por estudantes, amadores, programadores do domingo. Os profissionais de varejo não podem nem ficar perto. Sem falar das versões hackeadas / piratas de softwares profisionais, elas são cheias de vírus.

O maior problema que vejo com software gratuito para gerenciar loja é que o lojista que cai nessa perderá centenas de horas de digitação de dados (estoque, dados financeiros) o dia que a versão pirata ou freeware parará de funcionar. Como profissional de varejo, considero que a afirmação que podem ser usadas ferramentas gratuitas é totalmente fora da realidade. Mesmo que eu ainda trabalho com ferramentas de custo baixo, eu não acho que o lojista possa encontrar uma solução gratuita e no mesmo tempo satisfatória.

Em um sistema gerenciador de loja gratuito, o que não se paga é pela licença de uso (software pirata, freewares). Está óbvio que qualquer pessoa pode usar um programa encontrado na Internet sem ter que pagar nada para ninguem. Isso não significa que não seja necessário ter conhecimentos sobre lojas, instalação de sistema ou gerenciamento de comércio. Também não significa também que o comerciante não precisa ter um domínio sobre o uso do sistema PDV ou que não gaste com manutenção e suporte técnico do sistema.

Meu trabalho como profissional de consultoria de gestão é fazer a Implementação do sistema PDV, o Treinamento as equipes e do gerente que irá usar o sistema, e o Suporte técnico quando precisa fazer atualizações e correções do software para gestão de lojas. Nada disso é de graça, para ser bem feito o lojista precisa contar com um profissional de consultoria em implementação de sistema. Você ainda não está convencido? Faça sua pergunta que irei responder.

Há muito download de softwares gratuitos de automação comercial que são versões piratas cheias de vírus ou de freewares desatualizados. Os comerciantes que não querem gastar vão desperdiçar milhares de horas, ao invés desse tempo precioso ser direcionado no Atendimento de Clientes. É muito dinheiro que deixe de ser investido em sistemas de gestão de qualidade! Muitos consultores de varejo que deixem de poder atender! No final, tudo isso deixa de fazer girar a roda da economia. O resultado atual é que a maioria das lojas montadas sem sistema de gerenciamento continua sem, anos depois.

Pior que as lojas sem sistema PDV, são os lojistas que anos depois ainda sofrem com programas para caixa de loja gratis encontrados na Internet mas muito mal feitos e mal adaptados ao mercado. Tem módulos de programas gratuitos para comércio que existem apenas para atender a burocracia e com vários outros módulos - importantes! - desativados pelo fato do lojista não ter pagar a mensalidade ou o desbloquéio do sistema. Nessa altura como consultor, prefio me deparar com comerciantes que ficaram na éra do caderno / lápis. Pelo menos eles estão dentro da lei, apesar de deixar de trazer melhoria para a loja.

Gostou da matéria? Venha ler outros artigos e compartilhe nas suas redes sociais:

Twitter Compartilhe no Twitter
Facebook Compartilhe no Facebook.
Linkedin Me procure no Linkedin.
Foursquare Também uso o Foursquare.
Slideshare Também uso o Slideshare.
Scribd Também uso o Scribd.

Permalink: 

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato