Trabalhar com email marketing

21 Escrito por Michel Campillo, dia 21 de Janeiro, 2015 - Categoria: TCM, BPM, WPM

CRM pretende aprimorar os relacionamentos com Clientes. Apesar da importância sempre maior das redes sociais, o email permanece hoje como a principal forma de relacionar-se com os Clientes. Trabalhar com email marketing não é opção, é obrigatório para captar novos Leads e fidelizar seus Clientes. Toda ferramenta de CRM incorpora um módulo Email, para disparar newsletter e trackear transações informacionais com os prospects.

Mas hoje meu assunto não é esse, quero falar do trabalho com email marketing com o intuito de atrair novos Contatos, convertindo Leads. A captação de dados (como email, endereço, telefone) é uma necessidade permanente para fazer crescer sua base de dados. O responsável pela coleta dos dados deve sistematicamente jogar esses dados dentro do sistema de CRM para depois ser utilizado em campanhas de emailing.

Enviar emails não é o suficiente. Quem não recebe centenas de emails toda semana? O desafio é conseguir engajamento dos Clientes através do email que você mandou para eles. Engajar começa com ganhar a atenção do destinatário, mas não pára por aí. O objetivo é gerar uma ação (call to action) pelo qual você vai saber que o destinatário, de alguma forma, se interessou pela mensagem que você disparou.

Informação Importante:

Pesquisas mostram que as empresas que investem em CRM são mais bem sucedidos do que empresários que não fazem planejamento para gerenciar os relacionamentos com Clientes. Clique aqui para solicitar um orçamento em Curitiba e região metropolitana.

A capacidade de engajar é a grande qualidade das campanhas de email marketing bem sucedidas. O destinatário vai aceitar gastar um pouco do tempo dele para tomar uma ação significativa (responder ao seu email, pedir orçamento ou informações) e relevante para sua empresa. Para conseguir isso precisa mandar uma informação que interessa o alvo, naquele momento da vida da empresa dele.

Meu trabalho de CRM se desenvolve principalmente com pequenas e médias empresas de Curitiba e região. 97% delas não possuem nenhuma ferramenta de CRM, apenas usam Outlook (o que faz com que ninguem sabe o que o colega vizinho de sala está mexendo com os Clientes) e no melhor dos casos Excel com listas de Clientes em planilhas compartilhadas na Intranet da empresa. Resumo: informações sobre CRM é ultra relevante para as empresas que estou focando.

Uma excelente maneira de tornar seus emails em massa mais relevantes para os destinatários, é fazer uma segmentação em listas. No meu caso eu tenho 5 listas principais de alvos, isso permite um alto nível de customização. Obviamente necessita mais trabalho na hora da captação e operacionalização dos novos Leads, que devem ser classificados na lista certa.

O mais importante é que os destinatários pensam: a mensagem é “específica para mim”. Por isso a necessidade de ferramentas permitindo esse alto grau de personalização, ainda mais em uma campanha de reativação de Leads. Você já estabeleceu contato com esses Leads e procura reativar com eles: eles já conhecem sua empresa, e esperam uma informação valiosa. Senão aqueles que não colocaram seu email como Spam, essa vez podem fazê-lo.

Voltar à página inicial do blog.

Comentários (1)  •  23 de Janeiro, 2015  • 

1 Respostas

Dirlei Says:
23 de Janeiro, 2015 at 12:48

O mais complicado é a questão do spam! Precisa de muitos emails para montar uma campanha de divulgação de algum trabalho, sem sempre saber quem é que recebe a mensagem, nem saber qual será a reação dele.

Deixe um comentário

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato