Engajar os Clientes com gamificação

26 Escrito por Michel Campillo, dia 26 de Fevereiro, 2015 - Categoria: TCM, BPM, CRM

A palestra do Homero Chichorro sobre gamification anunciada a semana passada aconteceu segunda-feira no auditório do Nex Coworking Batel (Curitiba). Bastante gente marcaram presença, um público jovem obviamente interessado em games e como usá-los em nível profissional.

O grande desafio da gamification (gamificação em português) é trabalhar o engajamento dos Colaboradores e dos Clientes. No tocante aos Colaboradores, o objetivo é dar mais relevo às tarefas do dia-a-dia, tornando-as mais ludicas. Por trabalhar com projeto de CRM minha visão é mais focada nos processos de negócios da área comercial, então vamos falar dessa área.

Um exemplo de gamificação é trabalhar com um CRM incorporando módulos gamificados API ou JavaScript. Os Colaboradores da área comercial são valorizados de maneira ludica quando operacionalizam novos Leads dentro do CRM. Eles recebem badges com pontuação, a qual contrubui em fazê-los aparecer no topo da lista dos Colaboradores mais eficientes. Claro que outros critérios também são importante, é apenas um exemplo.

Obviamente as ferramentas de gamification se tornam ainda mais atrativas pelas empresas quando se trata não somente de motivar os Colaboradores, mas de engajar os Clientes com gamificação. Como profissional de CRM, a questão de como trackear da melhor forma possível as interações entre a Empresa e seus Clientes ocupa uma posição central no meu trabalho. Existem ferramentas muito boas para isso. O verdadeiro problema nem é rastrear, mas intensificar as transações informacionais com os Clientes.

Nesse quesito, a gamification oferece uma solução muito forte, baseada no gosto de qualquer um por atividades ludicas. Se o assunto for de seu interesse, encontrará mais informações no livro Gamification, Inc. publicado pela MJV, uma empresa brasileira que já se tornou referência na questão. Melhor ainda, faça contato com No Alvo! Marketing Estratégico, empresa do consultor de marketing Homero Chichorro que organizou a palestra.

Vou aproveitar para mandar um abraço para os profissionais que estavam presentes no evento: a Professora Angela Broch, coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade das Faculdades Santa Cruz, o Alexandre Conte diretor de Planejamento e Novos Negócios da A Level Up que trabalha com consultoria de marketing, o Roger Haragushiku da New Castle que trabalha com inovação de processos de negócio, o Victor da Gaard Design, o Ian (programador TI) e o Valdecir da VSM System.

Quer ler mais posts? Clique no blog.

Comentários (2)  •  28 de Fevereiro, 2015  • 

2 Respostas

Terezinha Says:
28 de Fevereiro, 2015 at 17:12

Em Curitiba não conheço ninguem que trabalha com gamification! O assunto é meio novo por aqui.

Consultor de CRM

Michel Says:
28 de Fevereiro, 2015 at 20:03

Obrigado Terezinha pela participação, eu acho que o assunto é meio novo no Brasil inteiro, e não apenas em Curitiba.

Deixe um comentário

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato