Contratar consultoria em tempo de crise

08 Escrito por Michel Campillo, dia 08 de Maio, 2015 - Categoria: TCM, BPM, WPM

A crise esse ano no Brasil afeta todos os ramos de atividade. O cenário econômico é marcado por preços que aumentam e carga tributária em alta. Essa situação leva um número crescente de organizações a buscar consultoria empresarial para administrar o período de turbulência. Outras organizações tentam identificar novas oportunidades de investimento ou até diversificação.

O período atual é propício para fazer revisão de planejamento (a discrepância entre o previsto e o que está realmente acontecendo está crescendo), melhorar a dimensão logística das operações e obviamente reduzir os custos e as despesas operacionais. O primeiro passo é analisar o atual momento econômico e ver como ele impacta sua organização através de um análise mercadológica.

De qual maneira seu negócio é impactado pelo cenário atual? Não estou falando apenas no geral, mas no seu mercado de atuação? São muitas variáveis a analisar, com base nas projeções (previsão de investimentos, pesquisas de mercado) que foram feitas o ano passado. O aumento de preços da energia, do combustível, do transporte tem um impacto imediato nos custos e despesas operacionais, assim como o aumentos de imposto (a alíquota do ICMS passou de 12% para 18% no Paraná o mês passado). Estamos jogando em desvantagem, como dizem os esportistas.

Sua empresa já quantificou o aumento de gastos? Agora precisa abrir o leque de alternativas para enfrentar os efeitos impactantes da situação atual na sua empresa. O impacto infelizmente negativo da crise atrapalha seus planejamentos originais, precisa adaptar a análise. A execução do plano estratégico (orçamentos, planos de negócios e outras formas de acompanhamento das operações da sua empresa) vai passar por grandes turbulências.

A contratação de uma consultoria de gestão em tempo de crise é importante para avaliar a viabilidade dos planos alternativos que sua gerência está bolando. É particularmente importante nos tópicos fundamentais do dia a dia de seu negócio. Minha proposta é apresentar aos Clientes um pacote de soluções incluindo identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários (com meu parceiro contador), as consequencias da crise na operação, e as melhores práticas de gestão no fluxo de caixa da empresa.

Gostaria de ler mais posts? Clique no blog.

Commentarios

Homero Catesby Chichorro
10 Mai 2015, 19:29
Muito importante Michel contar sim com inteligência em negócios em tempos de prosperidade e também nos de crise. Investir em planejamento e (re)organização com perspectivas de curto, médio e longo prazos não somente aumentam as chances de gerir uma empresa longeva mas também, e inclusive, contribui para que a companhia, independente de seu tamanho, enfrente e atravesse a crise buscando oportunidades alternativas ou, no pior dos cenários, reduza os impactos negativos que turbulências podem provocar.
Henrique
22 Ago 2015, 02:40
Realmente, inteligência em negócios é importante sempre. Por outro lado, buscar desesperadamente ajuda apenas em momento de crise é a receita certa para nunca sair da corda-bamba (se conseguir sobreviver).

Empresa visionária é aquela que investe em inteligência nos momentos de crise, e mais ainda nos momentos de properidade.
*Nome:
Email:
Quero receber notificação quando houver novos comentários nesta pagina
Oculte meu endereço de email
*Texto:
 
 
Obrigado por comentar!

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato