A crise esse ano no Brasil afeta todos os ramos de atividade. O cenário econômico é marcado por preços que aumentam e carga tributária em alta. Essa situação leva um número crescente de organizações a buscar consultoria empresarial para administrar o período de turbulência. Outras organizações tentam identificar novas oportunidades de investimento ou até diversificação.
O período atual é propício para fazer revisão de planejamento (a discrepância entre o previsto e o que está realmente acontecendo está crescendo), melhorar a dimensão logística das operações e obviamente reduzir os custos e as despesas operacionais. O primeiro passo é analisar o atual momento econômico e ver como ele impacta sua organização através de um análise mercadológica.
De qual maneira seu negócio é impactado pelo cenário atual? Não estou falando apenas no geral, mas no seu mercado de atuação? São muitas variáveis a analisar, com base nas projeções (previsão de investimentos, pesquisas de mercado) que foram feitas o ano passado. O aumento de preços da energia, do combustível, do transporte tem um impacto imediato nos custos e despesas operacionais, assim como o aumentos de imposto (a alíquota do ICMS passou de 12% para 18% no Paraná o mês passado). Estamos jogando em desvantagem, como dizem os esportistas.
Sua empresa já quantificou o aumento de gastos? Agora precisa abrir o leque de alternativas para enfrentar os efeitos impactantes da situação atual na sua empresa. O impacto infelizmente negativo da crise atrapalha seus planejamentos originais, precisa adaptar a análise. A execução do plano estratégico (orçamentos, planos de negócios e outras formas de acompanhamento das operações da sua empresa) vai passar por grandes turbulências.
A contratação de uma consultoria de gestão em tempo de crise é importante para avaliar a viabilidade dos planos alternativos que sua gerência está bolando. É particularmente importante nos tópicos fundamentais do dia a dia de seu negócio. Minha proposta é apresentar aos Clientes um pacote de soluções incluindo identificação de incentivos e benefícios fiscais e tributários (com meu parceiro contador), as consequencias da crise na operação, e as melhores práticas de gestão no fluxo de caixa da empresa.
Gostaria de ler mais posts? Clique no blog.
Commentarios
10 Mai 2015, 19:29
22 Ago 2015, 02:40
Empresa visionária é aquela que investe em inteligência nos momentos de crise, e mais ainda nos momentos de properidade.