Transmissão da ECF

15 Escrito por Michel Campillo, dia 15 de Setembro, 2015 - Categoria: Consultoria

Obrigatoriedade da Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

As empresas tem até o último dia útil do mês de setembro para a transmissão da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A entrega da ECF deve ser feita anualmente, através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). A obrigatoriedade da ECF entrou em vigor desde a instrução normativa RFB número 1.422, publicada dia 20 de dezembro de 2013. Desde então, todas as pessoas jurídicas passaram a ter a obrigatoriedade de apresentar a ECF, com dispensa para as empresas com registro no SIMPLES nacional.

A partir do exercício 2014 (os fatos geradores ocorridos naquele ano), a ECF substitui o DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica). Ela unificando as informações fiscais destinadas a Receita Federal em apenas um arquivo digital. A entrega da ECF é feita através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007.

O link para download do software de envio da ECF ao SPED se encontra no site da Receita Federal. A versão para o envio da ECF para o SPED atualmente é a 1.05. Não espere até o último dia do prazo! Caso sua empresa declare a ECF com atraso ou erros, será chamada na Receita e ficará sujeito às multas que são previstas no artigo 57 da Medida Provisória n° 2.158-35 do dia 24 de agosto de 2001.

Gostaria de ler mais posts? Clique no blog.

Commentarios

Nenhum comentário
*Nome:
Email:
Quero receber notificação quando houver novos comentários nesta pagina
Oculte meu endereço de email
*Texto:
 
 
Obrigado por comentar!

Diversos

Varejo Fale comigo Empresas Livros BizAgi BPM Modeler

Consultoria

Sua empresa cresceu ultimamente et você não consegue mais controlar os custos? Implemente as metodologias TCM, BPA, CRM e WPM!

Contato

Meu serviço de consultoria em Softwares de Gestão & Processos de Negócio atende as Pequenas e Médias Empresas da Região metropolitana de Curitiba, Paraná.

Telefone: (41) 3015-0705
Celular: (41) 9 9135-3323 VIVO
E-mail: Contato